Dicas

Entenda a diferença entre ESD, FPP e OEM Para Microsoft

Diferentemente das licenças por volume o chamado (VLC), as licenças OEM, FPP e ESD são voltadas para o mercado doméstico, além do corporativo. Elas podem ser adquiridas em lojas físicas diversas assim como via internet e disponibilizadas On-line.

Licença OEM

Um produto com licenciamento OEM corresponde ao software pré-instalado em computadores recém-adquiridos (novos ou recondicionados), eles vêm direto do fabricante do computador ou da empresa habilitada a instalá-la, não são compradas avulsas, há tanto sistemas operacionais quanto aplicativos como o Office do tipo OEM.

Para esse tipo de licença ser válido é necessário alguns requisitos, os principais são nota fiscal que conste o equipamento mais a licença no mesmo documento, além da etiqueta com a chave do produto colada no equipamento (ou chave de ativação gravada na BIOS/firmware do equipamento).

Podem ou não acompanhar mídia de instalação, depende do fabricante.

Dentro desse grupo ainda há o tipo COEM, cujos detalhes veremos em outro post sobre o assunto Windows COEM pode regularizar equipamentos com sistema pirata?

Licenças ESD e FPP

Um produto FPP é vendido em caixinhas ou cartões, pode vir com mídia de instalação ou não.

São adquiridos em lojas do varejo ou em qualquer revendedor de software. O licenciamento FPP foi pensado para poucos equipamentos (no máximo 05), devido a complexidade em armazenar e relacionar a licença com o seu respectivo equipamento, em quantidades maiores é interessante partir para o licenciamento por volume (Licenciamento por volume Microsoft).

Para uma licença FPP ser válida é necessário ter a nota fiscal de compra, todo o conteúdo do produto (embalagem, manual e mídia) e estar instalada na quantidade correta de equipamentos.

Por exemplo, uma licença Office Home and Student 2010 permite instalação em até 03 equipamentos simultâneos, se houver um 4º equipamento com a mesma licença, há irregularidade.

Já uma licença Windows 7 Professional SP1 permite a instalação em apenas 01 equipamento simultâneo, para instalá-la em outro equipamento deve-se remover a licença do outro equipamento.

Uma variante da licença FPP é o tipo ESD, tem regras de instalação e licenciamento muito parecidas porém a diferença é que trata-se de uma licença digital (ou de download), para utilizá-la é necessária uma conta Microsoft e download do produto.

Com esse post esperamos ter esclarecido sobre o assunto e outra dica é o conjunto de licenças mais utilizado em pequenas e médias empresas: volume (ou contrato Open), OEM, COEM, ESD e FPP, se tiver dúvidas sinta-se à vontade para nos contactar ou até deixar um comentário abaixo que iremos responder o mais breve possivel.

Recomendamos sempre um profissional ou empresa especialista em licenciamento Microsoft, com certificação e competência comprovadas na área, para acompanhar ações de regularização ou compra de licenças.

Saiba que pode contar com a FORNETWORKS para lhe auxiliar a regularizar sua empresa.

Se você deseja ou precisa auditar licenças Microsoft, conte conosco pois fazemos auditoria em licenciamento Microsoft e auxiliamos sua empresa para o melhor plano de regularização entre em contato conosco agora mesmo, teremos prazer em atender a sua empresa.

O que você achou destas Dicas ?

Conheça o Nosso Serviço de Regularização e Revenda de Licenças Microsoft: (ESD, FPP, OEM, Open, Gov e Academic) Temos Todas as Linhas de Fornecimento.

Visite nossa Loja Online Aproveite as Promoções Microsoft.

Precisando de Consultoria em TI ou Suporte Pode Contar Comigo e Minha Equipe.

Pode Chamar em Nosso Whats: (51) 993117507

Todos os Canais de Comunicação: https://linktr.ee/julianoaguiar

Entre em contato pelo e-mail contato@fornetworks.com.br

Referências e Apoio:
Antipirataria – O que é Licenciamento? – Microsoft
Qual a diferença entre FPP e OEM? – Guia do PC.

Senhas Default

Como é de conhecimento de Todos da Área de TI alguns equipamentos possuem senhas padrão de fábrica.

Segue abaixo a lista de links de Senhas Padrão dos Principais Fabricantes:

Portal Pacheco: https://bit.ly/2zzVRPk

Caso necessite de ajuda para configuração de qualquer tipo de equipamento você pode entrar em contato com nossos especialistas informando a marca e modelo e a configuração que você deseja aplicar no equipamento.

Entre em contato pelo E-mail: contato@fornetworks.com.br