Backup

Backup Corporativo Help Digital Conheça Nossa Estrutura

Soluções corporativas de backup e armazenamento de dados em nuvem compatíveis com os mais diversos tipos de sistemas operacionais, bancos de dados, aplicações e sistemas de virtualização

Infraestrutura confiável para proteção dos seus dados.

Empresas de qualquer porte ganharam muito em eficiência com o uso dos sistemas de TI e não podem parar. Ficar parado significa perder vendas, contratos, oportunidades e clientes. Armazene as suas informações fora da sua empresa e reduza os riscos associados à perda de dados devido à ransomwares, queima de equipamentos, falhas humanas e desastres.

Conte com um ambiente projetado para operar de forma ininterrupta e com sistemas 100% redundantes.

Faça como os maiores provedores de serviços de TI globais e escolha-nos para o armazenamento seguro dos seus dados.

Ofertamos a Solução mais em conta e segura do mercado nacional e internacional com preços totalmente competitivos no mercado brasileiro, atendemos clientes dos mais diversos tamanhos temos clientes de (50GB até 50TB), que utilizam nossa tecnologia e nossa estrutura a nível nacional.

Veja o Data Center que Hospeda Nossa Tecnologia.

Veja as Nossas Certificações Nacionais e Internacionais

Fale Agora com o Especialista e Obtenha a Oferta

Backup Corporativo Help Backup Funcionalidades

Solução corporativa de backup onde os dados são enviados diretamente dos servidores dos nossos clientes aos nossos ambientes de data center padrão World Class Tier III localizados no Brasil.

Funcionalidades

Backup manual, agendado ou em tempo real;
Backup full, incremental e diferencial;
Backup de arquivos em ambiente Microsoft Windows e Linux;
Backup de bancos de dados Oracle, MS-SQL Server, MySQL, Firebird, Postgre;
Backup de máquinas virtuais VMWARE e Hyper-V;
Backup de arquivos abertos;
Retenção e versionamento de dados;
Criptografia padrão militar padrão AES 256 bits;
Compressão de dados em ratio de até 80%;
Filtros de backup por tipos de arquivos;
Controle de banda de upload;
Opção para realizar backup local antes do envio para nuvem;
Multi-thread – permite a execução de rotinas simultâneas no mesmo servidor;
Aplicação de backup como serviço do Windows (RunAsService);
Notificação diária da execução das rotinas de backups;
Emissão consolidada de relatórios técnicos e executivos;
Portal de auditoria e gestão de usuários;
Dados armazenados em Data Center World Class Tier III no Brasil, atendendo todos os requisitos de compliance e auditoria;
Permite a eliminação de qualquer outro tipo de solução interna de backup (robôs de backup, fitas, etc);
Conectividade de 1Gbps de backbone Internet;
Suporte e monitoração;

Topologia

Plataformas suportadas

Fale Agora Com Especialista

Perguntas Frequentes Help Backup

Abaixo estão listadas as perguntas mais frequentes dos nossos clientes, caso você não encontre a resposta para a sua dúvida, entre em contato conosco.

Quais tipos de empresas estão optando por esta modalidade de backup?

Empresas pequenas, médias e grandes já entenderam e estão optando diariamente pela realização de backup em nuvem devido à sua simplicidade, rapidez, redução de custos com hardware e mídias de backup além de atender os requisitos de auditoria que as obrigam manter uma cópia de seus dados fora das dependências físicas da sua organização.

Quanto tempo levará para realizar meus backups?

Primeiramente será realizado o backup full, onde todos os seus dados serão enviados por completo para a nuvem. Nos próximos backups apenas os arquivos novos e os modificados serão enviados, tornando o processo muito mais ágil.

O tempo necessário para enviar os dados dependerão basicamente dos seguintes fatores:

– Volume de dados a ser enviado no backup full

– Volume de dados incrementados diariamente

– Quantidade de arquivos a ser enviado

– Performance do servidor (CPU, Memória e I/O) para compactar e criptografar os dados

– Banda de upload de internet disponível

É possível manter um backup local em minha empresa?

Sim, o software lhe dá as seguintes opções:

– Backup apenas em nuvem

– Backup apenas local (em discos rígidos, NAS, storage, hd externo)

– Backup local + nuvem (Hibrido)

Qual é o link de internet mínimo necessário para realizar meus backups na nuvem?

Não existe um requisito mínimo para de banda de internet, mas sim a expectativa em termos de tempo que o cliente espera para que seus dados sejam enviados e principalmente restaurados no momento da necessidade.

Teoricamente podemos chegar nos seguintes cálculos matemáticos:

– 1Mbps grava 1M/8bits = 0,125MB / segundo

– 0,125MB x 60 = 7.5MB / minuto

– 7.5 x 60 = 450MB por hora

– 450 x 24 = 10.8GB por dia

Ou seja, teoricamente, para cada 1Mbps de banda internet, transfere-se em média 10GB de dados por dia, desta forma teremos:

– Banda de 1Mbps grava 1 x 10GB por dia

– Banda de 2Mbps grava 2 x 10GB = 20GB por dia

– Banda de 10Mbps grava 10 x 10GB = 100GB por dia

– Banda de 100Mbps grava 100 x 10GB = 1TB por dia

Esta solução é viável mesmo para empresas que não possuem um bom link de internet?

Caso você não tenha um link de internet adequado, podemos resgatar os seus dados através de um disco externo onde os dados serão criptografados e enviados fisicamente para o data center (backup full). Após isso, apenas os backups incrementais serão enviados, ou seja, apenas os arquivos novos e os modificados, onde a dependência da internet será muito menor.

Se um arquivo grande sofrer alteração o software envia todo o arquivo novamente para a nuvem?

A maioria dos softwares de backup envia o arquivo por completo independente do tamanho da sua alteração, tornando inviável o backup de arquivos grandes. A nossa solução profissional de backup em nuvem tem a capacidade de detectar apenas o que foi alterado dentro de um arquivo e enviar apenas os blocos de alteração.

Por exemplo: imagine que você possua um arquivo .PST do Microsoft Outlook, no tamanho de 10GB. Cada vez que você recebe um novo e-mail o arquivo .PST é modificado, porém, o software não enviará novamente os 10GB para a nuvem mas sim apenas os blocos que sofreram modificação dentro do arquivo.

Como posso acessar meus dados na nuvem?

Por questões de segurança, os dados de backup não podem ser acessados diretamente na nuvem, pois os dados são armazenados de forma criptografada. Para que haja acesso aos dados é necessário que haja primeiramente a sua restauração para posterior acesso. A restauração por sua vez somente é possível mediante a autenticação através de login/senha além da inserção da chave de criptografia.

Qual é a taxa de compressão dos backups?

A taxa de compressão depende muito do tipo de arquivo. Arquivos de vídeos, imagens e arquivos já compactados (.zip, .tgz) praticamente não podem ser comprimidos, já arquivos de texto, planilhas, máquinas virtuais, bancos de dados e documentos em geral são compactados em até 80%, ou seja, num cenário onde você possui uma base de dados de 100GB, teoricamente utilizaria apenas 20GB de espaço para armazenar estes dados em formato de backup na nuvem.

O que é retenção?

Retenção é o tempo que você deseja que os arquivos que foram apagados ou modificados em seu servidor permaneçam disponíveis na nuvem para restauração.

Vamos supor que você possui 10 arquivos em seu servidor e realiza o backup. Após a realização do backup, você terá 10 arquivos no seu servidor (originais) e 10 arquivos na nuvem (backup). Num determinado dia você deseja excluir permanentemente 03 arquivos do seu servidor, pois são arquivos indesejados, e executa o backup novamente. Quando o backup for realizado, a nuvem entenderá que você excluiu 03 arquivos indesejados do seu servidor, porém a nuvem irá manter estes arquivos indesejados ainda disponíveis para restauração pelo tempo de retenção que você configurou, ou seja, a retenção pode ser compreendida como uma “Lixeira” virtual na nuvem.

O que é versionamento e qual a sua utilidade?

O versionamento é uma funcionalidade que mantém várias versões de um arquivo para uma posterior restauração. Imagine que você tenha uma planilha que é alterada diariamente em seu servidor e que todos os dias é realizado o seu backup. Num determinado dia, alguém lhe solicita que seja restaurado o backup desta planilha, porém,o solicitante não deseja a planilha mais atual mas sim esta planilha de como ela se encontrava há 7 dias atrás. Como você realiza o backup diariamente desta planilha, você terá a opção de resgatar a versão do dia que desejar, dependendo do tempo de retenção que você configurar.

O backup nos protege contra vírus que sequestram os dados como o caso do Ransomware?

O backup não pode ser utilizado para substituir softwares de antivírus, pois o antivírus opera de forma preventiva, ou seja, ele previne que malwares infectem os seus sistemas, já o backup opera de forma reativa, ou seja, caso o antivírus falhe ao cumprir com o seu papel de proteção, o backup poderá ser utilizado como um meio de restauração os dados originais.

O Ransomware é um tipo de malware onde o criminoso invade o sistema operacional do cliente e criptografa todos os seus arquivos e após isso o indivíduo pratica o crime de extorsão solicitando que o cliente lhe pague uma quantia em dinheiro para que possa ter seus dados originais de volta. Através da nossa ferramenta profissional de backup em nuvem, o cliente poderá ter seus dados restaurados de uma data anterior onde os dados ainda não haviam sido infectados, para isso o backup deverá estar sendo realizado com sucesso diariamente e configurado com um tempo de retenção adequado para permitir esta operação.

Resumindo: por não ser um antivírus, o backup irá realizar a copia dos dados que estão no servidor, quer estejam com vírus ou não, porém, o período de retenção permitirá você restaurar os dados de uma data em que o servidor do cliente ainda não estava infectado. Por isso recomendamos que mantenha no mínimo 30 dias retenção em seus backups para caso identifique o vírus, possa restaurar os dados de uma data em que ainda não havia infecção.

Onde os dados de backup ficam armazenados?

Os dados são armazenados em Data Centers localizado em território nacional, a qualquer momento você pode solicitar uma visita para conhecer o Data Center e toda a estrutura de segurança onde seus dados estão armazenados.

Quais são as certificações do data center?

Infraestrutura de data center

Certificação TIER III: Certificações de FACILITY (infraestrutura) e DESIGN (projeto) para o data center, com disponibilidade de operação de 99,982% anual. Todos os componentes de infraestrutura com 100% de redundância, com múltiplos caminhos de distribuição e operação de forma independente.

TR3 da TÜV Rheinland: Atesta que o data center está em conformidade com as especificações requeridas para: projeto, montagem, instalação, operação, manutenção, sustentabilidade, documentação técnica, acompanhamentos de execução de obra, dos testes integrados de comissionamento e das auditorias de operação.

– As regras da certificação são baseadas na Norma ANSI/TIA 942 ? Telecommunications Infrastructure Standard for Data Center. Além disso, o processo de avaliação é composto por diversos critérios, como o acompanhamento das medições, testes, verificações do funcionamento e desempenho dos equipamentos, acessórios e sistemas (refrigeração, segurança, controle de acesso, CFTV, detecção/combate a incêndio e redes elétricas), além do processamento e interface entre todos os agentes, nos diversos ambientes, em condições normais de uso.

Segurança da Informação

Certificação ISO 27001: O volume crescente de informações que trafegam e as constantes ameaças ao ambiente corporativo exigem cada vez mais investimentos e atenção das empresas. Nesse cenário surgiu a norma ISO 27001, que define o padrão mundial para a gestão da Segurança da Informação em ambientes de TI. A ISO 27001 define o modelo adequado de estabelecimento, implementação, operação, monitoramento, revisão e gestão para Sistemas de Gestão de Segurança da Informação, englobando mais de 100 práticas, dentre elas: Políticas e Organizações da Segurança da Informação; Controle de Acessos; Criptografia; Cadeias de Suprimentos; Recursos Humanos e outros.

A certificação ISO 27001 reconhece o compromisso de proteger o valor estratégico das informações de seus clientes, em todos os aspectos e etapas:

confiabilidade – limitando o acesso à informação; integridade – garantindo que a informação mantenha seu conteúdo e suas características originais; disponibilidade – mantendo a informação sempre disponível para uso legítimo.

Controle de Acesso Físico

As certificações ISAE 3402 / SSAE 16 comprovam a eficiência dos processos e controles de segurança física do data center. A diferença é que a ISAE 3402 atende ao padrão europeu de validação e a SSAE 16, ao padrão norte-americano, garantindo:

Requisitos de conformidade ? demonstra aos órgãos reguladores que os controles estão em vigor, funcionando e monitorados.

Serviços de TI: O objetivo da ISO 20000 é estabelecer um conjunto de requisitos necessários para uma empresa conseguir gerenciar seus serviços de maneira a: elevar a satisfação dos clientes, melhorar os processos, otimizar custos, riscos e recursos.

– Garantias com a certificação: A certeza de que a prestação de serviço é padronizada e segue as melhores práticas do mercado. A garantia de ter um controle apurado sobre a qualidade dos serviços contratados.

Transações financeiras

PCI DSS: É o padrão de segurança de dados para a Indústria de Cartões de Pagamento. Isso significa que essa certificação é necessária para todas empresas que processam, armazenam e transmite dados de cartões pela internet e é exigida para garantir a segurança desses dados. É uma certificação extremamente importante para quem quer vender através de pagamentos online.

Meio Ambiente: A certificação ISO 14001 garante que o data center opera em conformidade com as leis vigentes e com total respeito ao meio ambiente, contribuindo dessa forma para uma qualidade socioambiental correta e adequada no seu ecossistema:

– Segurança de ter os dados hospedados em data centers que utilizam energia renovável.

– Ambiente preparado para detectar e combater incêndios com gás ecológico.

– Agilidade e acompanhamento em tempo real dos processos ? uma vez que todos os processos do data center são registrados nas ferramentas de gestão, seguindo o programa Papel Zero.

– Reuso e reciclagem de recursos naturais

Antissuborno

Sistema de gestão antissuborno desenvolvido pela ISO. Com esta certificação, os processos de negócio possuem controle apurado para combater qualquer suborno ou corrupção.

– Esta certificação, além dos princípios éticos que envolvem as relações com fornecedores, garantem para os clientes a proteção da saúde financeira dos negócios, reputação da marca e imagem, sem envolvimento com vantagens indevidas ou ilícitas.

Qual é a vantagem em manter os dados em data center no Brasil?

Ao manter os dados armazenados no Brasil, você possui as seguintes vantagens:

– A latência de internet é muito menor tornando o backup e a restauração mais veloz

– Em caso de necessidade de restaurar grandes volumes de dados que levaria muitos dias para ser finalizado pela Internet, você pode solicitar o envio dos seus dados por meio de discos externos.

– Evita riscos de espionagem de dados que podem ocorrer em países onde são adotadas outras legislações.

– A qualquer momento você pode solicitar uma visita ao Data Center para conhecer toda a estrutura de segurança onde seus dados estão armazenados.

Backup Corporativo Help Backup

Oferecemos soluções corporativas de backup e armazenamento de dados em nuvem alto padrão de tecnologia compatíveis com os mais diversos tipos de sistemas operacionais, bancos de dados, aplicações e sistemas de virtualização.

Possuímos Certificações Internacionais em nossa Aplicação.

Backup em Nuvem

Solução corporativa de backup em nuvem onde os dados são enviados diretamente dos servidores e estações de trabalho dos clientes aos nossos ambientes de Data Center World Class Tier III no Brasil.

  • Backup de arquivos em ambiente Windows e Linux.
  • Backup de bancos Oracle, SQL Server, MySQL, Firebird, Postgre.
  • Backup de máquinas virtuais Hyper-V, VMWARE, PROXMOX.
  • Políticas avançadas de retenção e versionamento dos backups.
  • Portal para gerenciamento centralizado das contas de backup.
  • Relatórios consolidados para auditoria.
  • Suporte e monitoração das atividades de backup.

Principais Benefícios em Utilizar Uma Solução de Backup Cloud Hospedada no Brasil

Totalmente Compatível Com Sistemas Banco de Dados e Plataformas de Virtualização

Solicite agora um orçamento temos planos de 50GB à 50TB quanto mais necessitar mais barato fica

Entre em contato agora mesmo Fale com o Especialista

Visite nossa Loja Online Aproveite as Promoções Microsoft.

Precisando de Consultoria em TI ou Suporte Pode Contar Comigo e Minha Equipe.

Pode Chamar em Nosso Whats: (51) 993117507

Todos os Canais de Comunicação: https://linktr.ee/julianoaguiar

Entre em contato pelo e-mail contato@fornetworks.com.br

Backup & Disaster Recovery

BACKUP

Com ambientes cada vez maiores e mais complexos, as corporações tem encontrado ainda mais dificuldades para garantir a segurança de seus dados. A medida que as empresas vão crescendo, novas demandas vão surgindo, novos servidores vão sendo provisionados e cada vez mais espaço é requerido. Efetuar cópias de segurança (backup) desses ambientes tem se tornado tarefa cada vez mais difícil, visto que a janela de cópia tem sido cada vez menor. Investir em soluções robustas, tanto em hardware quanto software é uma necessidade cada vez mais latente para as corporações. Garantir não só que o backup seja executado em tempo hábil, mas também que em caso de necessidade, a restauração seja executada com sucesso e dentro de um tempo aceitável são os desafios dos administradores.

O Veeam® Backup & Replication™ oferece disponibilidade para todas as suas cargas de trabalho virtuais, físicas e na nuvem – com suporte especializado ao VMware vSphere e Microsoft Hyper-V – a partir de um único console de gerenciamento. Ele também atende às necessidades de reduzir a complexidade e superar o desempenho do backup legado para empresas de todos os tamanhos.

BACKUP SIMPLIFICADO

O Veeam Backup & Replication™ cria backups no nível da imagem e consistente com aplicações com percepção do VSS em execução, garantindo a recuperação de aplicações e serviços cruciais para os negócios e permitindo cenários de restauração específicos de aplicação.

Oferecemos suporte para:

  • Microsoft Active Directory
  • Microsoft Exchange
  • Microsoft SQL
  • Microsoft SharePoint

Com uma arquitetura extremamente simples, os backups são executados sem a necesidade de instalação de agentes implementando tecnologias de compressão e deduplicação de dados.

O restore também é simplificado, possibilitando a restauração da maquina virtual completa ou apenas um arquivo de forma granular.

VEEAM CLOUD TIER

Lide com o crescimento rápido de dados com soluções escaláveis de storage de baixo custo. O Veeam Cloud Tier oferece capacidade ilimitada para retenção de dados em longo prazo ao usar integrações com storage de objeto nativas e de baixo custo com Amazon S3, Armazenamento de Blob do Azure e IBM Cloud Object Storage, além de provedores de serviços compatíveis com S3 e soluções de storage local.

Com o Veeam Cloud Tier, você pode:

  • Aproveitar o custo menor, a simplicidade e a elasticidade do storage orientado a objeto
  • Armazenar dados na nuvem sem cobranças duplas (ao contrário de outros provedores de backup)
  • Evitar ficar preso ao fornecedor associado a appliances de storage secundário

RECUPERAÇÃO DE DESASTRES

Desastres podem acontecer a qualquer momento e manter um plano de recuperação é essencial para que esses problemas não causem um grande impacto em seus negócios.
Mesmo com todo investimento em segurança da informação e proteção de dados, algumas variáveis como desastres naturais, invasões e sequestros digitais podem ocorrer e é preciso estar pronto para lidar com esses problemas.

O que você faria hoje caso um incêndio acabasse destruindo seus servidores? Você e sua equipe levariam quanto tempo para recuperar todos os dados e voltar a trabalhar? Existe algum procedimento padrão no caso de que algo como isso aconteça?

Um plano de recuperação de desastres é um documento no qual estão descritos todos os passos a serem realizados para lidar com as mais diversas consequências que podem afetar a empresa devido a algum fator incontrolável, como:

  • Catástrofes naturais
  • Ação de hackers e cibercriminosos
  • Problemas internos de manutenção

Soluções de DR tem sido cada vez mais requeridas para atender as necessidades e compliance das companhias. Implementar um plano de DR, envolve não só um planejamento, documentação de procedimentos, mas também investimentos em tecnologia. Alguns pontos devem ser levados em consideração para um planejamento adequado e eficiente.

  • Site DR próprio ou na nuvem?
  • Ambiente Ativo/Ativo ou Ativo/Passivo?
  • Replicações Síncronas ou Assíncronas?
  • Replicação a nível de Storage ou Software?
  • Qual expectativa de tempo para o ambiente voltar a operar?
  • Até quanto tempo de informação podemos perder?
  • E a conectividade de rede e internet no site DR?
  • Ficou assustado com esse monte de perguntas?

Não se preocupe, temos um time de especialistas pronto para lhe auxiliar a responder todas elas e desenvolver um plano de recuperação de desastres que melhor se adapte as necessidades da sua empresa.

Soluções de DR tradicionais podem envolver investimentos milionários e infraestrutura complexas como: Redes SAN dedicadas, Fibras dedicadas, Compatibilidade de Hardware, Hardwares Idênticos, replicação de Storage, dentre outros.

COMO SIMPLIFICAR SEU DR?

Garantir que os dados de missão crítica da sua empresa permaneçam disponíveis é essencial para cumprir os SLAs. Com os recursos avançados de replicação da Veeam®, você pode evitar a perda de dados, melhorar drasticamente seus objetivos de tempo e ponto de recuperação (RTO/RPO) para menos de 15 minutos, para TODAS as aplicações e dados, minimizando o impacto sobre a sua infraestrutura.

A replicação não é mais um luxo — ela é parte da sua estratégia de disponibilidade.

O 2 em 1: backup and replication da Veeam fornece uma cópia da sua máquina virtual (VM) pronta para ser iniciada. Caso uma VM falhe, você pode fazer o failover imediatamente para uma VM em stand-by.

  • Disponibilidade aprimorada para qualquer aplicativo virtualizado.
  • Replicação baseada em imagem no local para disponibilidade ou em um local externo para recuperação de desastres.
  • Sem impacto no ambiente de produção, realizando replicação a partir de arquivos de backup.
  • Independência de fornecedor de hardware.
  • Ambiente de DR muito mais simples baseado em software.

DISASTER RECOVERY BASEADO EM NÚVEM

Agora, a recuperação de desastres baseada na nuvem está disponível de forma nativa para empresas de todos os tamanhos. Com o Veeam Cloud Connect, você pode enviar réplicas de VMs externamente para um Veeam Cloud & Service Provider (VCSP), completando sua estratégia de disponibilidade por meio da recuperação de desastres como serviço (DRaaS) integrada. Você não precisa construir e manter um site secundário para suas réplicas de VM.

  • Uma conexão direta e protegida para provedores de DraaS moderno.
  • Replicação de VM baseada em imagem, com relação custo-benefício, para fornecer recuperação de desastres verdadeira baseada na nuvem.
  • Sem necessidade de VPN.

FAILOVER E FAILBACK

A replicação é a sua rede de segurança. Se uma VM de produção ficar inativa, você pode fazer o failover imediatamente para uma réplica de VM, dando aos usuários o acesso aos serviços e aplicativos necessários com o mínimo de interrupções enquanto resolve o problema. Nós facilitamos a replicação para que você possa aprimorar seu plano de recuperação de desastres (DR) e evitar a perda de dados.

Restaure as operações normais enquanto a sua réplica é executada, fazendo o failback para a VM de produção em um novo local ou transformando a réplica em sua nova VM de produção. Mantenha múltiplos pontos de restauração de réplicas: se a sua réplica mais recente estiver corrompida, será possível retornar para um ponto de restauração anterior.

Planeje todo o seu failover com antecedência e inicie-o com um único clique, usando os nossos novos Planos de Failover. Adicione VMs a partir de réplicas, mova-as para cima ou para baixo para definir a ordem de inicialização e defina um intervalo para cada uma para que elas não sejam iniciadas antes que uma máquina anterior esteja funcionando. É simples!

Facilite as migrações de data center ou execute a manutenção nos seus hosts de produção com nosso novo recurso de Failover planejado . O Failover Planejado desativa a VM de origem, replica todas as alterações na VM de destino e a inicia – tudo isso sem perda de dados e com o mínimo de tempo de inatividade.

Quer saber mais sobre nossas soluções e como podemos agregar valor ao seu negócio?

Visite nossa Solução de Backup Totalmente em Nuvem Hospedado em Data Center TIER III no Brasil, com valores promocionais para clientes novos o ano todo. Não tenha preocupação pague somente oque necessita contratar de volume. Saiba Mais: https://help.backupmanager.info/

Visite nossa Loja Online Aproveite as Promoções Microsoft.

Precisando de Consultoria em TI ou Suporte Pode Contar Comigo e Minha Equipe.

Pode Chamar em Nosso Whats: (51) 993117507

Todos os Canais de Comunicação: https://linktr.ee/julianoaguiar

Entre em contato pelo e-mail contato@fornetworks.com.br

Boas práticas para Backup

Como manter seu negócio sempre seguro

Antes, vamos relembrar o conceito de backup em nuvem (ou backup online, ou remoto). Ele é, basicamente, um tipo de serviço por meio do qual os recursos e a infraestrutura de computação em nuvem são usados para criar, editar, gerenciar e restaurar dados, serviços e aplicativos. É feito remotamente por meio da internet.

Ao contrário das técnicas tradicionais de backup (servidores físicos), o backup em nuvem é altamente flexível e escalável. Isso porque os serviços de apoio são geridos completamente pelo fornecedor que detém recursos tecnológicos para ampliar a capacidade, bastando que o contratante apenas faça a solicitação sempre que precisar.

Quais as vantagens do backup em nuvem

Dito isso, agora vamos a um detalhamento das sete maiores vantagens de se fazer backup em nuvem:

01 – Segurança da informação

Um bom provedor de backup em nuvem garante total segurança dos dados, pois trabalha com criptografia (codificação dos dados), boas práticas, ferramentas e profissionais capacitados. Mesmo que criminosos virtuais ataquem as máquinas corporativas, os dados estarão a salvo com o fornecedor de backup.

Além disso, como os dados são copiados e ficam disponíveis nos centros de dados do fornecedor, mesmo que aconteça um desastre natural (enchentes, furacões etc.) ou um incidente (incêndio etc.) na empresa, os dados estarão 100% seguros.

02 – Baixo custo

Todo o custo de aquisição de ferramentas e hardwares para armazenar e fazer cópias de segurança internamente são mitigados, pois a infra cabe ao fornecedor de backup online.

Também o fato de poder contratar somente o necessário e ter flexibilidade para expandir a capacidade conforme o negócio cresce pode significar diminuição de gastos de TI. Ao fazer isso internamente, é preciso investir antecipadamente já prevendo o aumento do volume de dados processados e armazenados pela empresa.

03 – Rapidez de implementação

Esqueça todo o stress gerado pelo longo período de implementação de equipamentos e softwares para fazer backup nos servidores internos. Com o backup em nuvem basta assinar o contrato com o fornecedor para ter a solução em questão de minutos, em pouco tempo já estará implementado.

04 – Disponibilidade e mobilidade

Ter os dados na nuvem é ter a garantia do acesso a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta ter acesso à internet, e recuperar arquivos por meio de um computador. Não há necessidade de ter que viajar com um laptop ou voltar ao escritório para ver um arquivo importante, por exemplo como era no passado.

05 – Simplicidade de gerenciamento e recuperação

Soluções de backup na nuvem tornaram o gerenciamento contínuo e a recuperação muito mais fáceis do que no formato tradicional. Basta ter a chave de acesso e realizar alguns cliques para encontrar e restaurar arquivos de backup.

06 – Facilidade de utilização

Todas as soluções de nuvem tendem a ter gestão e interface de usuário baseadas na web ou via linha de comando. E os backups são realizados de forma automática conforme agendamento. No máximo, é preciso sincronizar os dispositivos, o que facilita para os usuários que não precisam esperar por manutenções máquina a máquina como no modo tradicional do backup feito na infra interna de TI.

07 – Sustentabilidade

Outro ponto interessante: com o backup em nuvem a empresa não precisa de salas de servidores, o que proporciona diminuição no consumo de energia elétrica. Também é uma ótima maneira de diminuir a geração de carbono, o que torna a TI verde mais que um discurso.

O que você achou destas vantagens ?

Conheça o Nosso Serviço de Backup em Nuvem: HELPBACKUP

Precisando de Consultoria em TI ou Suporte Pode Contar Comigo e Minha Equipe.

Pode Chamar em Nosso Whats: (51) 993117507

Todos os Canais de Comunicação: https://linktr.ee/julianoaguiar

Entre em contato pelo e-mail contato@fornetworks.com.br